Português (Brasil)

Rendeiras de Itarema, Amontada e Itapipoca tecem novos caminhos com ajuda da Uece

Rendeiras de Itarema, Amontada e Itapipoca tecem novos caminhos com ajuda da Uece

Compartilhe este conteúdo:

Focadas em aperfeiçoar os talentos que possuem para o artesanato, aprender novos pontos e amadurecer o gerenciamento da própria arte, rendeiras dos municípios de Itarema, Amontada e Itapipoca aproveitam cada minuto do curso “Artesã em bordado à mão”, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), para tecer um futuro mais próspero para si e para suas famílias.

“Com a qualificação profissional, ofertada em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), no âmbito do programa federal Mulheres Mil, essas rendeiras ampliam suas possibilidades e fortalecem ainda mais a cultura e a economia do Ceará”, destaca o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, que visitou as turmas de Itarema, Amontada e Itapipoca no fim de junho. “Foi uma oportunidade para verificar como está o andamento do curso, ouvir o retorno das estudantes e reforçar com elas a importância dessa qualificação, pela qual elas receberão um certificado da Uece”, acrescenta o professor.

Em Itarema, o curso funciona no Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O coordenador local é o professor José Roberto Alves dos Santos. As 40 alunas matriculadas estão aprendendo mais sobre a tipologia de renda bilro. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Em Amontada, o curso funciona na Colônia de Pescadores Z-18, na Praia de Caetanos. A coordenadora local é Graciele Sousa da Silva. A turma também possui 40 alunas que estão aprofundando os saberes na renda bilro durante as aulas do curso, realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

A renda do tipo bilro também é a tipologia da turma ofertada em Itapipoca, na Colônia de Pescadores da Praia da Baleia. Coordenada pela professora Francinilda Virgínio, a turma local possui 40 alunas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h.

“Concluí a visita às 12 turmas do curso ‘Artesã em bordado à mão’, ofertado pela Uece por meio do programa federal Mulheres Mil. Estive em todos os locais onde as aulas estão sendo ministradas, observei a infraestrutura local e conversei com coordenadores locais, professores e alunas. Nessas visitas, esclareci dúvidas e ressaltei a importância da qualificação profissional, cuja realização conta com a parceria da Assembleia Legislativa e das prefeituras dos municípios contemplados”, afirma o coordenador adjunto do Pronatec/Funece.

Sobre o curso

O curso “Artesã em bordado à mão” está sendo ofertado pela Uece em 12 municípios cearenses: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi.

Com uma carga horária de 160 horas/aula, o curso “Artesã em bordado à mão” possui duas especialidades em renda: bilro e labirinto, de acordo com a vocação de cada município.

O curso conta ainda com o apoio do Ministério da Educação, da Secretaria da Proteção Social e do Grupo Mulheres do Brasil.

 

 

Fonte: Pronatec.

Imagem da Galeria Foto: Pronatec.
Compartilhe este conteúdo: