Português (Brasil)

Receita Federal autoriza funcionamento integral do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém

Receita Federal autoriza funcionamento integral do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém

Processo é chamado de alfandegamento e autoriza movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias vindas do exterior.

Compartilhe este conteúdo:

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará concluiu, junto à Receita Federal, o processo de alfandegamento do gate industrial que receberá os projetos do Hub de Hidrogênio Verde no Estado. A decisão consta no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21). Em suma, o processo autoriza a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias. 

Após analisar toda a infraestrutura local, que possui uma área total de mais de 1.900 hectares, a Receita Federal autorizou a realização de atividades necessárias para os procedimentos de desembaraço aduaneiro. Isso inclui a movimentação de carga, armazenagem e demais processos relacionados ao despacho aduaneiro de mercadorias, sejam elas importadas ou exportadas.

“O alfandegamento representa mais um esforço da ZPE Ceará para proporcionar uma estrutura moderna e otimizada às empresas que serão instaladas no Setor 2. A ampliação da nossa área alfandegada tem como principal objetivo atender as necessidades dos projetos de Hidrogênio Verde, dando celeridade, segurança e informação aos nossos clientes, órgãos públicos atuantes na região e, também, à Receita Federal”, afirma o presidente da ZPE Ceará, Hélio Leitão.

HUB DE HIDROGÊNIO VERDE

O Hub de Hidrogênio Verde foi lançado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa visa transformar o Pecém em um grande fornecedor global deste combustível, a fim de contribuir com a descarbonização global, por meio da transição energética. Até o momento, os contratos ligados ao espaço somam mais de R$ 8 bilhões em investimentos até 2030.

Fonte:Opinião CE 

Imagem da Galeria Complexo do Pecém. Foto: Divulgação/ZPE
Compartilhe este conteúdo: