Português (Brasil)

Nordeste está abaixo do nível nacional de habilidades digitais básicas

Nordeste está abaixo do nível nacional de habilidades digitais básicas

Compartilhe este conteúdo:

BRASIL É O TERCEIRO PIOR DO MUNDO

A região Nordeste apresentou os piores índices em habilidades digitais do Brasil. Em comparação à população nacional, na qual 29,9% possuem conhecimentos digitais básicos, para os nordestinos essa quantidade é de 19,8%, segundo pesquisa realizada pela Superintendência de Relações com os Consumidores (SRC) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com informações referentes ao ano de 2023.

Apenas essa quantidade da população nordestina consegue realizar atividades digitais como mover um arquivo de um computador para outros dispositivos, usar a ferramenta de copiar e colar ou simplesmente enviar e-mails com anexos.

A pesquisa aponta que a região com o melhor índice de conhecimento foi o Sudeste. Comparando o nível intermediário de habilidade, a diferença entre a quantidade de pessoas no Nordeste (12%) e no Sudeste (21,5%) foi de 9,5 pontos percentuais.

O estudo ainda ressalta a diferença de habilidades digitais em comparação a classes sociais, gênero, idade e cor.

CENÁRIO BRASILEIRO

O Brasil foi o terceiro pior país entre os 14 que possuem informações disponíveis nos três quesitos de habilidade básica, habilidade intermediária e habilidade avançada.

Apenas 29,9% da população consegue realizar as atividades virtuais. Considerando as habilidades básicas e intermediárias, o Brasil é superior apenas à África do Sul e Turquia (básicas) e Rússia (intermediárias). Já nas habilidades avançadas, o resultado do país é maior somente que o da Rússia e Turquia.

 

 

Fonte: Jornal Jangadeiro. 

Imagem da Galeria Foto: jornal jangadeiro.
Compartilhe este conteúdo: