Português (Brasil)

Lula diz que relação com EUA será civilizada independente de quem seja o presidente

Lula diz que relação com EUA será civilizada independente de quem seja o presidente

Compartilhe este conteúdo:

 

“QUE VENÇA AQUELE QUE FOR O MELHOR”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de desistir da reeleição. Para Lula, a saída de Biden partiu dele mesmo, pois sabia das suas condições e volta a garantir que as relações entre Brasil e EUA continuarão a ser “civilizadas”, independentemente de quem seja o vencedor nas eleições.

“À medida que Biden resolveu tomar posição, o meu papel é torcer para que eles [democratas] escolham um candidato ou uma candidata que dispute as eleições, e que vença aquele que for o melhor, aquele que o povo americano for votar”, disse Lula em entrevista a agências internacionais de notícias nesta segunda-feira (22).

Lula deixou evidente seu interesse em manter as parcerias com os Estados Unidos ao longo de sua gestão. Para o presidente, o seu papel “não é escolher presidente dos Estados Unidos” e sim “conviver com quem é o presidente dos Estados Unidos”.

 “Então, seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos e que a gente quer manter. E que temos parcerias estratégicas importantes com os EUA, nós queremos manter", garantiu Lula.

No domingo (21), Biden anunciou que estava desistindo de concorrer à reeleição, após fortes questionamentos relacionados à sua saúde e da cobrança das condições de vencer o republicano Donald Trump.

Na ocasião, Lula publicou nas redes sociais que ficou muito feliz com a eleição de Biden em 2020 por seus posicionamentos em defesa dos trabalhadores. Na publicação, desejou que “agora, eles vão escolher uma candidata ou um candidato e que o melhor vença a eleição. A relação do Brasil será com quem for eleito”.

Apesar de dizer agora que espera que as eleições norte-americanas sejam civilizadas e estar imparcial na escolha do presidente americano, o petista, em pelo menos duas oportunidades, defendeu a reeleição de Biden como o melhor para a democracia dos EUA e atacou Trump, o chamando de “cidadão mentiroso”.


 

 

 

Fonte: Jornal Jangadeiro / Redes sociais.

Compartilhe este conteúdo: