Português (Brasil)

Artesãs: coordenação do Pronatec visita turmas de Trairi, Paraipaba e Paracuru

Artesãs: coordenação do Pronatec visita turmas de Trairi, Paraipaba e Paracuru

O curso em Trairi está ocorrendo na Associação das Artesãs e Agricultores de Canaã. Coordenada pela professora Salete de Sousa Souto, a qualificação ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Compartilhe este conteúdo:

O coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, visitou, no último dia 18 de junho, as turmas do curso “Artesã em bordado à mão” nos municípios de Trairi, Paraipaba e Paracuru. A qualificação, realizada no âmbito do programa federal Mulheres Mil, beneficia 130 artesãs nesses municípios, focando na renda de bilro.

Em Paraipaba, o curso ocorre no Centro Cultural dos Pescadores de Lagoinha e é coordenado pelo professor Pedro Jorge

O curso em Trairi está ocorrendo na Associação das Artesãs e Agricultores de Canaã. Coordenada pela professora Salete de Sousa Souto, a qualificação ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Em Paraipaba, o curso ocorre no Centro Cultural dos Pescadores de Lagoinha, nos mesmos dias e horários, e é coordenado pelo professor Pedro Jorge. Já em Paracuru, as aulas do curso estão sendo realizadas no Centro Municipal de Qualificação Profissional, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A coordenadora local é a professora Maria Jucileuda Martins.

Em Paracuru, as aulas do curso estão sendo realizadas no Centro Municipal de Qualificação Profissional, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A coordenadora local é a professora Maria Jucileuda Martins

“O curso ‘Artesã em bordado à mão’ possibilita que as mulheres conheçam novas formas de trabalhar com a renda típica de cada município, aprendam sobre design, marketing, acesso ao crédito e gestão dos negócios. Assim, elas podem melhorar ainda mais os resultados obtidos com o trabalho que desempenham. Isso se reflete em mais qualidade de vida para elas e suas famílias, o que é benéfico para o Ceará como um todo”, avalia o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda

Aulas

As aulas do curso “Artesã em bordado à mão” tiveram início no fim de maio de 2024. A iniciativa é realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), beneficiando 500 mulheres em 12 municípios cearenses: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi. Estão sendo ofertadas as modalidades de renda bilro e labirinto, dependendo da vocação de cada município.

O curso possui carga horária de 160 horas/aula e conta com o apoio do Ministério da Educação, da Secretaria da Proteção Social e do Grupo Mulheres do Brasil.

 

 

Fonte: Diário do Nordeste.

Imagem da Galeria Foto: Diário do Nordeste
Compartilhe este conteúdo: