Português (Brasil)

Amigos do LOU: conheça iniciativa do Ceará que usa olfato para ensinar as cores a pessoas com deficiência visual

Amigos do LOU: conheça iniciativa do Ceará que usa olfato para ensinar as cores a pessoas com deficiência visual

O projeto foi idealizado por Josafá Rebouças, e ganhou o Prêmio LED, da Fundação Roberto Marinho e da TV Globo.

Compartilhe este conteúdo:

Os cheiros marcam a memória humana de diversas formas: uma comida favorita, o perfume de alguém inesquecível e até a passagem da chuva por algum local. Mas um cearense achou um jeito de colorir o mundo através dos aromas. O químico Josafá Rodrigues criou uma iniciativa que ensina as cores para pessoas com deficiência visual através de associações pelo olfato. 

O projeto chamado “Amigos do Lou”, que surgiu em 2023, inclusive, venceu o Prêmio LED — iniciativa da Fundação Roberto Marinho e da TV Globo. O anúncio da vitória aconteceu, nesta sexta-feira (25), durante o programa Encontro com Patrícia Poeta. O cearense Josafá Rodrigues concorreu em uma votação popular com outros dois finalistas. 

“Todos que entraram nessa jornada são vencedores, mas só um leva o troféu no voto popular. E nós ficamos muito felizes porque a gente faz a verdadeira inclusão através dos aromas”, agradeceu Josafá. 

A metodologia surgiu com uma simples questão. “Como ensinar cores para pessoas com deficiência visual?”, questionou Josafá, que é doutorando em propriedade intelectual e inovação na Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ele trabalha, há 35 anos, com a produção de tintas. 

Josafá recebeu um convite do professor Luís Sérgio Santos, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), para falar sobre inovação no design. Na turma, havia um aluno com deficiência visual. Por isso, o questionamento surgiu na cabeça do pesquisador.

Compartilhe este conteúdo: