Português (Brasil)

Anvisa libera importação de remédio e vacina contra mpox sem registro na agência

Anvisa libera importação de remédio e vacina contra mpox sem registro na agência

Compartilhe este conteúdo:

EMERGÊNCIA GLOBAL

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na quinta-feira (22) a simplificação das regras para o registro e a importação de medicamentos e vacinas adquiridos pelo

Ministério da Saúde para a prevenção ou tratamento da mpox. A decisão foi unânime durante a reunião colegiada da diretoria.

A solicitação de dispensa de registro será avaliada com prioridade pelas áreas técnicas da Anvisa, e a decisão deve ser tomada em até sete dias úteis.

A resolução é provisória e excepcional, que permite ao Ministério da Saúde solicitar a dispensa de registro para medicamentos e vacinas contra a mpox já aprovados por outras autoridades internacionais.

As condições de uso e distribuição desses produtos devem seguir as aprovações internacionais e todos os locais de fabricação devem ser inspecionados por autoridades do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica.

A importação desses produtos seguirá um processo simplificado, similar ao modelo do Covax Facility. O Ministério da Saúde será responsável por definir grupos prioritários, monitorar os produtos e fornecer orientações para a notificação de eventos adversos e queixas técnicas.

CASOS NO MUNDO

Recentemente, a OMS declarou a mpox uma emergência global de saúde pela segunda vez desde 2022, devido ao aumento de casos de uma nova cepa, especialmente na África.

Em resposta, a Anvisa criou um grupo de Emergência em Saúde Pública para coordenar e monitorar as ações relacionadas à mpox, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a compra de 25 mil doses da vacina contra a doença pela Opas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal jangadeiro (Instagram).

Imagem da Galeria Foto: Getty images
Compartilhe este conteúdo: