Pecém e Taiba registrou céu com coloração diferente devido queimadas na Amazônia, aponta estudo
Recorde de fumaça.
O pôr do sol diferente e o céu com coloração dividida entre o azul e um tom de cinza tem chamado a atenção da população de Pecém, Taiba, Paracuru , Lagoinha e de outras regiões do Ceará e até de outros estados. Além da Capital, moradores das cidades de Horizonte, Pacajus e Maracanaú também perceberam essas alterações nas colorações do céu.
As causas deste cenário estão ligadas às queimadas que atingem a Amazônia desde a última sexta-feira, 16. A analista ambiental da Synergia Socioambiental, Natalia Victoria
Madalozzo, explica que o acinzentado no céu é causado pela dispersão de partículas de fumaças vindas das queimadas na Amazônia e no Pantanal e que durante as queimadas, grandes quantidades de material particulado e gases poluentes - como carbono e enxofre - são liberados na atmosfera.
"Esses compostos alteram a composição do ar interferindo na refração da luz solar e com isso dando a coloração acinzentada no céu, as correntes de vento transportam essas partículas de gases por uma longa distância afetando outras regiões", afirma.
Além do Ceará, a fumaça das queimadas chegou a estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, o oeste do Paraná, parte de Minas Gerais, trechos de São Paulo e Amazonas.
Instagram: (??: @marinaarruda_/@pecemdivulga / Reprodução)