Português (Brasil)

Justiça Eleitoral manda retirar publicação de pesquisa em São Gonçalo do Amarante

Justiça Eleitoral manda retirar publicação de pesquisa em São Gonçalo do Amarante

Desembargador do TRE-CE, Francisco Érico Carvalho Silveira, entendeu que a pesquisa realizada tem uma "série de falhas", como inserir o nome de um político que não foi escolhido pelo partido para ser candidato.

Compartilhe este conteúdo:

O desembargador Francisco Érico Carvalho Silveira, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), determinou a retirada da publicação da pesquisa eleitoral CE-09738/2024, realizada em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) pela Anza Comunicação e divulgada na sexta-feira (16) pela Rede de Comunicação A Noticia do Ceará (ANC). O resultado do levantamento mostrava o prefeito Professor Marcelão (PT) e o deputado estadual e ex-prefeito, Cláudio Pinho (PDT), em empate técnico. O desembargador, que acatou o recurso impetrado pela coligação “São Gonçalo de Mãos Dadas”, formada pelos por Republicanos, PP, MDB, PRD, DC, PSB e União Brasil, afirmou que existem “várias falhas”, como o  sorteio aleatório dos bairros e a inclusão de candidato não existente, o que levaria a confundir o eleitor.

Uma das perguntas contidas no questionário, na pesquisa estimulada – em que os entrevistados devem escolher um dos nomes definidos pelo instituto que fez o levantamento -, aparece o nome de Avelino Forte (PL) como candidato a prefeito. No entanto, a convenção partidária escolheu a candidata Lamarka Lopes Pereira, Dra. Lamarka (PL), como sua postulante ao pleito municipal.

Na petição, o advogado da coligação salienta que a pesquisa foi realizada em 10 de agosto, ou seja, cinco dias após a convenção que escolheu Lamarka. Acrescentam ainda que a Anza Comunicação nunca realizou uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também não possui endereço próprio, estando localizada em um coworking. A pesquisa tem registro, mas o desembargador Érico Silveira entendeu que as falhas constatadas são suficientes para que a publicação da pesquisa seja retirada do portal de notícias ANC. O magistrado determinou que a decisão judicial fosse encaminhada imediatamente ao juiz da 36ª Zona Eleitoral, em São Gonçalo do Amarante.

 

 

 

 

 

Fonte: Opinião CE.

 

Imagem da Galeria Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Compartilhe este conteúdo: