Português (Brasil)

CPI da Cagece começa na Câmara Municipal de Fortaleza com o depoimento do presidente da empresa

CPI da Cagece começa na Câmara Municipal de Fortaleza com o depoimento do presidente da empresa

Compartilhe este conteúdo:

Neuro Freitas, presidente da Cagece, está convocado para depor, nesta quarta-feira, ao meio dia, na Câmara Municipal de Fortaleza, abrindo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada para apurar denúncias de irregularidades na administração daquela empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento de Fortaleza. As denúncias contra a Cagece vão de empreguismo até a desvio de recursos.

A Cagece é uma empresa do Município de Fortaleza, administrada pelo Governo do Estado, por concessão da Prefeitura, sob a alegação de que o ente federativo estadual teria mais condições de ampliar a rede de saneamento da Capital cearense. Em razão das divergências políticas, Estado e Município não mais estão se entendendo, e, a relação deteriorada pode chegar ao ponto de as autoridades municipais reclamarem o fim da concessão e a empresa voltar a ser administrada diretamente pela Prefeitura.

Nos dias atuais, a Prefeitura tem responsabilizado a Cagece por alguns transtornos em ruas e avenidas da Capital, e, em razão disso o órgão competente do Município tem aplicado uma série de multas à empresa. Politicamente, a empresa tem sido acusada de empreguismo e de nepotismo, desde quanto alterou os seus estatutos para empregar um cunhado da ex-governadora Izolda Cela e o pai do ex-governador Camilo Santana. A quantidade de terceirizados no Interior, principalmente em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde um irmão do presidente da Cagece, é candidato a vereador, dizem vereadores de Fortaleza, é estarrecedora.

A CPI é presidida pelo vereador Iraguassu Filho, tendo como relator, oi vereador Lúcio Bruno. Depois do depoimento de Neuri, os vereadores querem ouvir pessoas das agências reguladoras para após começar a requerer documentos, inclusive o da compra e venda do imóvel, onde hoje está estabelecida a diretoria da Cagece.

 

 

 

 

 

Fonte: Blog Edson Silva.

Imagem da Galeria Foto: Cagece.
Compartilhe este conteúdo: