Português (Brasil)

Caminhada com Maria leva multidão pelas ruas de Fortaleza na 22ª edição do evento

Caminhada com Maria leva multidão pelas ruas de Fortaleza na 22ª edição do evento

Os fiéis se deslocaram do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro.

Compartilhe este conteúdo:

Com o tema “Peregrinamos com Maria no Ano da Oração”, a 22ª edição da Caminhada com Maria encheu as ruas de Fortaleza na tarde desta quinta-feira, 15, feriado do Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da capital cearense.

Os fiéis se deslocaram do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. O evento religioso é realizado desde 2003 pela Arquidiocese de Fortaleza. A caminhada foi iniciada às 14 horas e, já à noite, ao final do percurso, a imagem da padroeira foi coroada.

Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza, deu início à sua primeira caminhada estando à frente da arquidiocese da capital cearense. Ele tomou posse no cargo em dezembro do ano passado.

“Que esta caminhada seja uma manifestação da fé que trazemos no coração. Meus irmãos e minhas irmãs, saiamos aqui com coração contrito e humilde. Que nossa procissão, nossa caminhada seja manifestação da fé que trazemos no coração. Vamos em paz, com a Virgem Maria, e que o Senhor nos acompanhe”, declarou ele, após rezar o Pai-Nosso na abertura e antes de fazer o percurso andando na rua junto aos fiéis.

Ao todo, foram 12,5 quilômetros de deslocamento, feito sob o sol intenso da tarde do feriado, o que não abalou a disposição dos fiéis — inclusive dos que fizeram todo o trajeto descalços.

Os jovens Marcelo Rodrigues e Janice Andrade, ambos de 21 anos, e Ana Elívia Andrade, de 15, irmã de Janice, saíram do Vila Velha sem os calçados para pagar promessas. “Os pés parecem que vão flutuando, a gente não sente nada!”, garantiu a adolecente, com o sorriso aberto devotado.

Enquanto o mar de gente se movia pelas primeiras ruas do percurso, as pessoas eram solidárias na medida do possível, avisando onde havia buracos e ajudando os que tropeçavam em algum dos inúmeros obstáculos nas calçadas - tais como o lixo, a buraqueira ou mesmo o grande desnível das calçadas.

Muitos policiais militares e guardas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) acompanharam o cortejo para garantir a segurança e a organização.

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e bombeiros civis e militares também prestaram serviço.

Os fiéis chegaram à catedral por volta das 19 horas, onde uma pequena multidão já estava reunida. A rua Castro e Silva foi bloqueada e muita gente sentou-se no asfalto para aguardar a chegada da imagem.

Neste ano, o momento da coroação contou com a presença de crianças portadoras de deficiências. De acordo com o coordenador do Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, padre Vanderlúcio Souza, a ação foi um pedido de dom Gregório.

Maria Clara, de 9 anos, nascida com cardiopatia congênita, foi convidada pela arquidiocese para participar da coroação representando um anjo.

O Dia da Assunção de Nossa Senhora é comemorado anualmente em 15 de agosto e representa a subida da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus. De acordo com relatos bíblicos, Maria teria morrido durante o sono em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus.

A Caminhada em Fortaleza teve início em 2003, como parte da programação do Jubileu de 150 anos da Diocese do Ceará. O objetivo foi o de “reunir os filhos de Deus para louvar e agradecer as bênçãos realizadas em suas vidas e homenagear a Mãe de Jesus, padroeira de nossa cidade”.

O evento foi declarado no dia 5 de junho de 2015 como patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da presidente Dilma Rousseff ao Decreto de Lei do Congresso Nacional.

A Lei nº 13.330 tem como objetivo “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”. (Com Luíza Vieira e Mateus Brisa)


 

 


 

 

 

Fonte: Opovo.

Imagem da Galeria Foto: fotos Samuel Setubal.
Compartilhe este conteúdo: