Português (Brasil)

Ceará tem avanços no ensino fundamental, mas desempenho no ensino médio fica abaixo da meta

Ceará tem avanços no ensino fundamental, mas desempenho no ensino médio fica abaixo da meta

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 foi divulgado nesta quarta-feira (14). Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.

Compartilhe este conteúdo:

O Ceará teve avanços no ensino fundamental, mas o desempenho no ensino médio novamente ficou abaixo da meta, conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) divulgados nesta quarta-feira (14). 

?? Entenda:

 

  • O Ceará alcançou 6,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º). Com isso, nos anos iniciais o estado avançou e teve 1,2 pontos a mais do que a meta estabelecida no primeiro ciclo ldeb (5,4).
  • O Ceará, no entanto, não bateu a meta referente ao ensino médio, onde registrou 4,3 pontos (a meta era 5,2). Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. 

 

“Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu. 

 

Rede pública estadual obteve 4,6, superando a média nacional (4,1) no Ensino Médio tradicional e Médio integrado à Educação Profissional — Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Rede pública estadual obteve 4,6, superando a média nacional (4,1) no Ensino Médio tradicional e Médio integrado à Educação Profissional — Foto: Divulgação/Governo do Ceará 

O Ceará conquistou o melhor resultado do Brasil nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e nos anos finais (6º ao 9º ano), considerando apenas a rede pública de ensino. Além disso, a rede estadual registra o terceiro melhor índice do Brasil na avaliação de Ensino Médio tradicional e Médio integrado à Educação Profissional.

“Temos muito orgulho desses resultados do estado do Ceará. Sempre avançando, sempre melhorando, com a parceria do presidente Lula e do ministro Camilo Santana. Agradeço à secretária Eliana Estrela, todos os gestores escolares, professores, pais e alunos pelo empenho. Isso é um orgulho para nosso povo termos a qualidade do ensino que temos em nosso Ceará”, avaliou o governador Elmano de Freitas. 

O Indicador foi criado em 2007 e é divulgado a cada dois anos. Ele avalia o desempenho dos alunos principalmente em matemática, língua portuguesa, além do número de aprovados e reprovados. 

Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará, avalia que o Ceará tem avançado com as escolas de tempo integral: 

 

"Avaliamos a importância, não só da criança e do jovem estarem mais tempo na escola, mas seus projetos de vida que são desenvolvidos lá dentro nessa interação com professores, servidores e colegas".
 

Entenda como o índice é calculado

 

Analisando as duas etapas do Ensino Fundamental, o Ceará tem o melhor resultado da Região Nordeste no Ideb. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Analisando as duas etapas do Ensino Fundamental, o Ceará tem o melhor resultado da Região Nordeste no Ideb. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará 

O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

Os resultados do Ideb foram impactados pela pandemia de coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino. O cálculo do indicador de 2021 seguiu a mesma metodologia proposta em 2007 , utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador. 

 

“A ideia é que o Ideb continue sendo o indicador que nos guia na apreciação do desenvolvimento da educação, mas talvez alguns ajustes sejam necessários, sempre com a preocupação de que não se perca a possibilidade de comparação ao longo do tempo. Estamos encerrando o ciclo do compromisso pelo desenvolvimento da educação, de 2007 , quando se p rojetaram metas de desenvolvimento da educação até 2021 . Como o PNE [Plano Nacional de Educação] tem vigência até 2024, podemos considerar que essas metas continuaram até aqui ”, explicou o presidente do Inep, Manuel Palacios.
 
 
Fonte: G1
Imagem da Galeria Foto: Divulgação
Compartilhe este conteúdo: