App não oficial pode deixar celular mais vulnerável a ataques hackers
Aplicativos como WhatsApp GB versão não oficial pode ser considerado um dos exemplos.
ENTENDA QUAIS OS RISCOS
A utilização do WhatsApp GB, versão não oficial do aplicativo de mensagens Whatsapp, se popularizou por oferecer uma série de funções não disponíveis no app oficial. O usuário pode manter mensagens no chat mesmo após serem excluídas, programar mensagens, baixar status postados pelos seus contatos, além de permitir que duas contas sejam usadas simultaneamente no mesmo aparelho. No entanto, a versão pode deixar o celular mais vulnerável a ataques hackers.
Ao instalar a versão não oficial do programa, é preciso dar ao aplicativo acesso a todos os arquivos armazenados no celular, como fotos, vídeos e arquivos em geral. O professor e coordenador do Royal City Academy no IFCE, Moacyr Regys, explica que o aplicativo não tem um software oficial. Assim, os desenvolvedores podem colocar programas maliciosos junto desses softwares.
“O risco em instalar o Whatsapp GB é que ele não é um aplicativo oficial na plataforma. É baixado geralmente em sites, sendo um software não oficial, onde os desenvolvedores podem colocar programas maliciosos junto desses softwares, e esses programas maliciosos podem abrir portas que aumentam a vulnerabilidade dos dispositivos. Com essas portas abertas, hackers podem invadir e captar fotos, vídeos e informações pessoais dentro desses dispositivos”, explicou em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7.
Não é aconselhável usuários realizarem download de softwares de fontes que não sejam das lojas oficiais. O ideal é que o download seja realizado através de uma loja oficial do seu aparelho, como Apple Store e Play Store onde os aplicativos são testados antes de chegarem no celular do consumidor.
Fonte: Jornal Jangadeiro / Rede social.