Português (Brasil)

Fato ou Fake do Jornal Nacional desmente fake news sobre a tragédia no RS

Fato ou Fake do Jornal Nacional desmente fake news sobre a tragédia no RS

Em uma das mentiras, um vídeo mostra vários bois sendo arrastados por uma enchente. As imagens, que foram compartilhadas agora como sendo das enchentes no Rio Grande do Sul, são, na verdade, da passagem do furacão Hanna pelo México em julho de 2020.

Compartilhe este conteúdo:

Desde o início da catástrofe no Rio Grande do Sul, o Fato ou Fake, serviço de checagens eg1, CBN, “Extra”, TV Globo, GloboNews, “O Globo” e “Valor Econômico”, vem trabalhando para combater fake news. O Jornal Nacional mostra nesta sexta-feira (10) duas publicações que circularam muito, enganando a população e prejudicando a compreensão da tragédia.

Em uma das mentiras, um vídeo mostra um trator dentro de um galpão com doações na cidade gaúcha de Encantado. A publicação afirma que mantimentos, que deveriam ir para pessoas que precisam, estão sendo destruídos. As imagens são, na realidade, de setembro de 2023, durante outra enchente. Nada a ver com a tragédia de agora. Na ocasião, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, explicou que a prefeitura retirou algumas doações do local para receber desabrigados e esclareceu que nada foi jogado fora. Já naquela época, a Justiça mandou que redes sociais tirassem o vídeo do ar.

Outro vídeo mostra vários bois sendo arrastados por uma enchente. As imagens foram compartilhadas agora como sendo da tragédia no Rio Grande do Sul. Mas, na verdade, as imagens não são sequer no Brasil. São da passagem do furacão Hanna pelo México em julho de 2020.

Fonte: Jornal nacional.

Imagem da Galeria Foto: Jornal Nacional
Compartilhe este conteúdo: