Português (Brasil)

Globo transmitirá o Festival de Parintins pela primeira vez em 2024

Globo transmitirá o Festival de Parintins pela primeira vez em 2024

O evento, que é um dos mais importantes do país e traz a disputa dos bois Garantido e Caprichoso, acontece em três noites, sempre no último fim de semana de junho.

Compartilhe este conteúdo:

Em 2024, a Globo vai transmitir, pela primeira vez, o evento folclórico mais importante do Norte do Brasil: o Festival de Parintins.

No meio da floresta, uma cidade dividida em duas cores; e elas estão por todo lugar. A cultura move Parintins, a cerca de 350 quilômetros de Manaus. Garantido e Caprichoso, dois bois que mexem com os sentimentos. 

A casa vermelha da técnica de enfermagem Valdineia Evangelista já diz tudo.

"Temos o nosso boi lindo aqui e os cavalinhos do lado que representam a nossa vaqueirada, coisa mais linda do mundo", diz ela. 

Na casa azulada da dona Ana Maria, vermelho não entra. 

"Amor ao boi, amor às cores azuis. É super legal, sabe? É uma coisa sensacional", comenta ela. 

Essa rivalidade centenária começou como uma brincadeira de rua. Junto com a cultura, cresceu também o palco da disputa, que com as cores, acabou se tornando ponto de referência da divisão dos lados da cidade. 

Desde 1988 é no Bumbódromo que essa rivalidade ganha vida. É onde Garantido e Caprichoso se enfrentam em uma competição espetacular.

O festival de Parintins acontece em três noites, sempre no último fim de semana de junho. Por noite, Garantido e Caprichoso se apresentam com temas amazônicos por 2h30 cada um. 

Em 2024, o vermelho traz “Segredos do Coração” e o azul vem com “Cultura: o Triunfo do Povo”. Nove jurados de outros estados analisam 21 itens, como coreografia e porta-estandarte.

O Festival de Parintins já é patrimônio cultural do Brasil e agora será transmitido para todo o país e para o mundo pela Rede Amazônica, Multishow, Globoplay e TV Globo, incluindo os canais internacionais.

O acordo foi assinado pelos presidentes do Boi Garantido, Fred Goés, e do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, com a presença do CEO do grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior, e do governador do Amazonas, Wilson Lima, do União Brasil. O diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas, Amauri Soares, participou via internet.

Um show de emoção para quem quiser ver e sentir a magia do boi bumbá.

Fonte: G1 jornal nacional.

Imagem da Galeria Foto tirada do Pinterest.
Compartilhe este conteúdo: