Deputado Cláudio Pinho sugere “intervenção federal” na segurança do Ceará
O deputado estadual Cláudio Pinho (PDT) instou os governos Federal e Estadual a agirem conjuntamente contra a violência no Ceará, sugerindo a possibilidade de uma intervenção federal na Segurança Pública do estado.
Ele expressou sua preocupação no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, citando um trágico incidente envolvendo a morte de um jovem de 15 anos em São Gonçalo do Amarante durante um tiroteio policial. O parlamentar destacou a urgência de soluções diante do aumento alarmante da violência, mencionando a contratação de novos profissionais e enfatizando a necessidade de investir em inteligência.
Cláudio Pinho enumerou que morreram 60 pessoas no Ceará, vítimas da violência, entre a última quinta-feira e o último domingo (26). "Todos estão apavorados com a onda de violência que está acontecendo no Ceará."
Outro legislador de oposição, o deputado Sargento Reginauro (União), também exigiu ações efetivas para combater a violência no estado, ressaltando a gravidade do problema. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Ceará registrou 2.417 mortes por Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) de janeiro a outubro de 2024, sendo o mês passado o mais violento do ano, com 293 vítimas.