Português (Brasil)

Os desafios da cirurgia de separação e o processo de adoção de siameses que nasceram unidos pela coluna

Os desafios da cirurgia de separação e o processo de adoção de siameses que nasceram unidos pela coluna

Compartilhe este conteúdo:

Mais de 70 profissionais de saúde participaram de uma cirurgia rara para separar os gêmeos siameses Jairo e Gabriel, ligados pela coluna, em junho de 2023, no Hospital da Criança

Conceição, em Porto Alegre (RS).

Este caso, classificado como o sétimo na literatura médica desse tipo de união, foi destaque no programa "Fantástico" no último episódio da série "Vidas". Os gêmeos haviam vivido na unidade de saúde desde o primeiro mês de vida, após seus pais biológicos renunciarem à guarda.

Com o passar dos meses, a equipe médica buscou referências de casos semelhantes, identificando um registro no Japão. Aos seis meses, os médicos decidiram que era a hora certa para a separação. Utilizando bonecos que replicavam a união dos bebês, os especialistas planeiaram meticulosamente a cirurgia.

Após 19 horas de cirurgia, Jairo e Gabriel foram finalmente separados. Nos dias seguintes, os gêmeos tiveram a oportunidade de conhecer suas novas mães, Estela Maris Baumgarten e Patrícia da Costa Maldonado, que os adotaram. Embora Gabriel tenha enfrentado complicações de saúde e permanecido no hospital, Jairo teve a chance de ir para casa. Após três meses de tratamento, os irmãos finalmente se reuniram com sua nova família adotiva.

Compartilhe este conteúdo: