Ítalo Ferreira tira foto rara em ‘anel de fogo’ do eclipse
O surfista Italo Ferreira participou de um ensaio fotográfico especial durante o eclipse anular do Sol na tarde de sábado, (14) . Ele posou em Baía Formosa, sua cidade natal no Rio Grande do Norte, e protagonizou uma imagem rara, que criou a ilusão de estar dentro do "anel de fogo" formado pelo fenômeno.
A foto foi capturada pelo fotógrafo Marcelo Maragni por volta das 16h40, em uma única tentativa que exigiu ajustes de posicionamento para capturar o momento exato em que a Lua se alinhou entre a Terra e o Sol. Essa colaboração foi resultado de quatro meses de planejamento, onde Maragni realizou cálculos e explorou mais de 20 locais ao redor da praia para encontrar a posição ideal para o surfista, que ficou a aproximadamente 1 km de distância.
Italo descreveu a experiência como simbólica, lembrando os Jogos Olímpicos de Tóquio e sua conquista como o primeiro medalhista de ouro no surfe. Ele destacou o quão especial foram as Olimpíadas em sua vida.
Para garantir a foto perfeita, equipamentos apropriados, como rádios de comunicação, dois celulares, óculos de proteção e espelhos, foram usados durante o ensaio.
Baía Formosa foi escolhida como local não apenas por ser a cidade natal de Italo, mas também por ser um dos lugares onde o eclipse anular pôde ser observado, abrangendo nove estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil: Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.