Português (Brasil)

Detentos em presídio de Itaitinga atavam agentes com água sanitária após retorno de diretor acusado de tortura

Detentos em presídio de Itaitinga atavam agentes com água sanitária após retorno de diretor acusado de tortura

Compartilhe este conteúdo:

Os presos na Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV) em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, protestaram agressivamente após o retorno do diretor, acusado de tortura e investigado pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD). O vice-diretor, chefe de segurança e disciplina, gerente administrativo e um policial penal também foram mencionados em depoimentos relacionados aos atos de tortura e foram afastados em junho devido a denúncias de violência contra os detentos.

Quando souberam do retorno do diretor, os presos iniciaram um tumulto, batendo nas grades e jogando água sanitária em três agentes penitenciários. Felizmente, os agentes agredidos estão bem. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP), os detentos serão responsabilizados por esse ato.

De acordo com a Corregedoria-Geral de Presídios da Capital, o diretor foi afastado preventivamente por 90 dias para evitar interferências nas investigações conduzidas pela Delegacia de Assuntos Internos (DAI). Esse período de afastamento terminou no último domingo (24), e ainda não está claro se as investigações sobre a conduta da administração foram concluídas ou se estão em curso.  

Compartilhe este conteúdo: