De olho nos investimentos estrangeiros, Cagece quer contratos com empresas de H2V do Pecém até o fim do ano
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está em processo de negociação com empresas de hidrogênio verde para fornecer água de reúso. A presidente da Cagece, Neuri Freitas, informou que estão em andamento conversas com a Fortescue e Qair. A empresa está preparando uma estação de tratamento próxima à rodovia 4º Anel Viário em Caucaia, com o objetivo de tratar água de esgoto das áreas Sul e Oeste de Fortaleza, Caucaia e regiões vizinhas. O projeto visa uma vazão máxima de 1,6 mil metros cúbicos de água por segundo.
A água tratada será levada ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) para um segundo tratamento, ajustando-a de acordo com as necessidades do hidrogênio. A escolha entre água bruta e água tratada por osmose dependerá das demandas das indústrias. A Cagece pretende assinar contratos após entender as necessidades dos envolvidos, permitindo uma estimativa de investimento.
Atualmente, o governo cearense possui 32 memorandos de entendimento com investidores interessados em investir em hidrogênio verde no Pecém. Três desses investidores já têm áreas reservadas na Zona de Processamento de Exportação para suas unidades. A Cagece já possui experiência similar em parceria com a Vicunha Têxtil, onde um projeto semelhante foi executado com sucesso. O presidente da Cagece mencionou a abordagem voltada para projetos verdes da empresa, em linha com sua estratégia de seguir esse caminho.