Navio cargueiro 'movido a vento' estreia ao Brasil
Um navio de carga equipado com velas gigantes movidas a vento partiu em sua viagem inaugural. A empresa de transporte marítimo Cargill, que fretou o navio, espera que essa tecnologia contribua para um futuro mais sustentável na indústria. As grandes velas WindWings, de design britânico, foram instaladas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono do transporte marítimo, uma vez que a indústria é responsável por cerca de 2,1% das emissões globais de CO2.
O navio Pyxis Ocean, em sua primeira viagem da China para o Brasil, é um teste pioneiro da tecnologia. As velas, com 37,5 metros de altura, são feitas com materiais duráveis semelhantes aos das turbinas eólicas. Elas são recolhidas quando o navio está no porto e abertas durante a viagem para permitir o uso do vento como propulsão, o que pode reduzir as emissões em até 30%.
Jan Dieleman, presidente da Cargill Ocean Transportation, destaca que a indústria está em uma jornada para reduzir as emissões de carbono. Ele ressalta que, embora não exista uma solução única, essa tecnologia demonstra o ritmo acelerado das mudanças. Nos últimos cinco anos, a percepção sobre descarbonização mudou consideravelmente.
O Pyxis Ocean levará aproximadamente seis semanas para chegar ao Brasil, seu destino final. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa britânica BAR Technologies, que emergiu da equipe do velejador britânico Ben Ainslie durante a Copa América de 2017.
John Cooper, chefe da equipe, prevê que até 2025 metade dos novos navios encomendados terão propulsão eólica devido à economia significativa de combustível e redução de emissões. Embora a inovação seja britânica, as velas WindWings são fabricadas na China, devido à falta de apoio governamental para reduzir os custos de importação de aço. Cooper expressa desejo de construir essas velas no Reino Unido.