Português (Brasil)

89 anos do Pecém: Protagonista econômico do Ceará

89 anos do Pecém: Protagonista econômico do Ceará

Caso fosse município, , o Pecém seria um dos mais ricos do Ceará.

Compartilhe este conteúdo:

A lei municipal 1.694 de 01 de julho de 2022,  de autoria do vereador @netodopecem e sancionada pelo Prefeito de São Gonçalo do Amarante, @professormarcelao institui o dia 04 de dezembro como a data de aniversário do Pecém. (??Foto :  @ricardonascimentophotography )

A história do Pecém pode ser divididas em três períodos : o da fase anterior à construção do porto (1950 – 2000), o da fase de construção e consolidação do porto (2000 – 2006) e, por fim aquele da fase de consolidação do complexo industrial (2006 – 2021). Especialistas afirmam que será inaugurada o quarto grande período, com a chegada das Usinas de Hidrogênio Verde na região .

No primeiro, antes da instalação do porto de (1950 – 2000), Pecém, se resumia a uma vila de pescadores e destino de vilegiaturistas. 

O segundo inicia-se quando ocorre a construção do porto onde demandou-se uma elevada mão de obra atraindo trabalhadores de todos os estados do país, resultando em significativas alterações socioespaciais na configuração urbana local para abrigar e suprir a necessidade daqueles trabalhadores. 

O terceiro inicia-se quando as primeiras indústrias são instaladas, o que intensificou ainda mais as transformações locais, atraindo trabalhadores da construção civil para as obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Desde de 2000, algumas associações e movimentos  surgiram com o intuito de tratar a emancipação política do distrito em relação ao município de São Gonçalo do Amarante, apesar de resistências de outros setores municípios. A ideia emancipalista ocorre devido diferenças políticas municipais e pelo protagonismo econômico , além da identidade cultural.

Em 2018, um projeto de lei que viabilizada a criação do município do Pecém foi votado em Brasília , contudo não foi aprovado . Caso fosse  aprovado, o Pecém seria um dos municípios mais ricos do Ceará. Dessa forma , é indispensável que as políticas públicas municipais dispostas por São Gonçalo do Amarante sejam discutidas necessariamente no Pecém e pelo seu povo. 

Editorial:  Nós do Papel Pã Notícias celebramos o Pecém, através do seu povo e cultura. Parabéns gigante ! Viva! #pecem #ceara #sga #taiba #croata #papelpanoticias

Compartilhe este conteúdo: