Português (Brasil)

Detran CE amplia serviços on-line e faz retorno gradual de atendimento presencial; saiba o que fazer se sua CNH vencer

Detran CE amplia serviços on-line e faz retorno gradual de atendimento presencial; saiba o que fazer se sua CNH vencer

Órgão voltou a realizar atendimentos agendados de forma presencial nos postos de shoppings.

Compartilhe este conteúdo:

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) ampliou os serviços on-line ofertados no site do órgão e voltou a oferecer, desde esta terça-feira (16), serviços presenciais. Na primeira fase, o atendimento presencial será realizado em quatro postos de atendimento localizado nos shoppings Rio Mar Papicu, Iguatemi e também nos bairros Messejana e São Gerardo, em Fortaleza. Entre os serviços ofertados na retomada gradual do atendimento presencial está a regularização de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) vencidas antes do período da pandemia da Covid-19, que precisa ser agendada previamente no site.

Mas CNHs vencidas após 19 de fevereiro de 2020, estão com o prazo de validade prorrogado por tempo indeterminado e o documento não precisa ser renovado neste momento. A informação foi divulgada pelo superintendente adjunto do Detran, Pablo Ximenes, durante entrevista na tarde desta terça (16).

"Se você teve a CNH vencida, mesmo a temporária, ou a definitiva, depois de 19 de fevereiro de 2020, durante a pandemia, você não tem nada com que se preocupar. A Resolução 185, do Conselho Nacional de Trânsito, prorrogou todos os prazos de validade de todas as CNHs do Brasil. Então está registrado no sistema que sua CNH continua válida, mesmo que esteja escrito lá no documento a validade de sua CNH”, explica.

 

Durante o isolamento social, após decreto em combate a Covid-19 no Estado, o órgão ampliou a oferta de serviços online como a solicitação de segunda via da CNH, a solicitação de CNH definitiva para aqueles que estão com permissão provisória e a disponibilização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, em arquivo no formato PDF. No período de 27 de abril a 12 de junho, 55 mil CRLVs foram baixadas.

De acordo com Pablo Ximenes, os condutores que precisarem regularizar a situação de habilitação fora do prazo de validade, devem acessar o site do Detran, escolher umas das clínicas credenciadas para realizar o exame médico e só após passar pelos procedimentos deverá comparecer ao posto do Detran para concluir o processo.

“Nenhum atendimento vai ser feito sem agendamento. A pessoa vai a clínica, faz o atendimento médico, muitas vezes o psicológico também, e depois ela se dirige ao posto do Detran para concluir o processo de renovação, que é a captura dos dados biométricos, como a impressão digital, facial, a assinatura. A partir daí, ela já está com sua CNH renovada e já pode receber pelo celular”, afirma o superintendente.

O órgão também está atendendo através do número 3195-2300, que funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. Aos sábados, o atendimento por telefone acontece das 8 às 13 horas.

Compartilhe este conteúdo: