Português (Brasil)

Campanha de vacinação em São Gonçalo do Amarante é prorrogada até 30 de junho;

Campanha de vacinação em São Gonçalo do Amarante é prorrogada até 30 de junho;

Compartilhe este conteúdo:

Em São Gonçalo do Amarante, até o momento, a cobertura vacinal contra a gripe para idosos e profissionais da área da Saúde atingiu a marca dos 100% das imunizações. A meta foi além do previsto pelo Ministério da Saúde. Os demais grupos prioritários ainda não atingiram a meta. Por isso, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho de 2020. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde a campanha contra a gripe Influenza, no município, teve cobertura de cerca de 125,53% de idosos e 117,45% trabalhadores da área da saúde. Mas ainda há grupos de risco prioritários a serem imunizados como o grupo de adultos de 55 a 59anos, que estão com a média de 53%, crianças com 50,47% e gestantes com 30,27%, até agora.

Quem ainda não se imunizou contra a gripe, terá até o fim do mês de junho para tomar a vacina. 

Professores das escolas públicas e privadas, gestantes e os adultos de 55 a 59 anos, caminhoneiros, indígenas e crianças de seis meses a 6 anos, além de pessoas com deficiência, e de grupos de risco podem tomar a vacina. A meta é vacinar ao menos 90% do público alvo. 

Até esta quarta-feira, 3 de junho de 2020, 12.273 gonçalenses foram imunizados. Desse total, cerca de 5.639 idosos, 2.435 pessoas com doenças crônicas, 1.172 profissionais da área da saúde, 220 gestantes e 30 puérperas já foram imunizados. Receberam a dose da vacina ainda, adultos de 55 a 59 anos (207), crianças com idade entre 6 meses e 6 anos (2.193), trabalhadores do transporte coletivo (22), Força de Segurança e Salvamento (201), professores (260) e pessoas com deficiência (79).

Com a prorrogação da campanha, segundo Josiane Costa, responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, além de ser importante para reduzir complicações e possíveis óbitos, a prorrogação é mais uma chance para quem ainda não tomou a vacina, possa ser imunizado. 

Nesta última fase da campanha, a Secretaria da Saúde orienta que as pessoas dos grupos de risco que ainda não tomaram a vacina, procurem a Agente Comunitária de Saúde (ACS), para agendar a vacinação na Unidade Básica de Saúde. A medida visa evitar aglomerações nas unidades de saúde do município, neste momento de pandemia do coronavírus.  

Vale ressaltar que as três primeiras fases da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em São Gonçalo do Amarante foi feita de casa em casa. A pedido do Prefeito Cláudio Pinho, a Secretaria Municipal de Saúde organizou equipes para vacinarem os grupos prioritários em domicílio. 

Segundo Josiane Costa, as vacinações acontecerão somente por meio de agendamento. “Devido à alta demanda de coleta de testes rápidos para Covid-19 estamos realizando a vacinação contra a Influenza por meio de agendamento com as agentes de saúde. Somente casos pontuais poderão receber a dosagem em domicílio. Portanto, quem ainda não se vacinou, procure sua agente de saúde para agendamento”, enfatizou.

A vacina contra a gripe Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas é importante, pois reduz complicações e até óbitos, além de auxiliar no diagnóstico da Covid -19, uma vez que os sintomas são parecidos, ainda diminuir a procura por atendimento nos postos de saúde.

Compartilhe este conteúdo: