Casos de dengue aumentam em São Gonçalo do Amarante; 91 casos de dengue já foram notificados
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias e Zoonoses, informa que as atividades no combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) continuam acontecendo rotineiramente.
As ações são visitas domiciliares e a terrenos baldios, fazendo inspeção, eliminando focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias doenças. A bomba costal motorizada é utilizada nas localidades que apresentem casos positivos, ou que tenham índice de infestação considerado alto.
Até esta quinta-feira, 28 de maio de 2020, São Gonçalo do Amarante notificou 91 casos de Dengue (três confirmados), oito de Chikungunya (um confirmado) e um de Zika (um confirmado). Os casos são confirmados através de teste rápido e sorologia.
Se o paciente apresentar alguns sintomas, como febre, dores no corpo ou articulações, dor atrás dos olhos, pintinhas vermelhas no corpo em alguns casos, o teste rápido é recomendado. Neste caso, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja solicitado o exame.
A coordenadora de Endemias e Zoonoses de SGA, Mônica Matos, faz o apelo de que os gonçalenses continuem reforçando os cuidados necessários dentro das residências, pois as visitas dos agentes estão restritas à frente do domicílio, lados e quintal, por conta da pandemia do coronavírus. “Dez minutos do seu tempo é o necessário para uma vistoria no domicílio. Colabore conosco, elimine os possíveis reservatórios que possam servir de local para a postura da fêmea”, explica.
Mônica ressalta ainda que locais sombreados são os locais onde a fêmea realiza a postura em vários depósitos para garantir a reprodução da espécie.
Fique atento aos sintomas das arboviroses!
Dengue
- Febre alta;
- Fadiga extrema;
- Dor no corpo;
- Náuseas e vômito;
- Dor nos olhos.
Zika
- Vermelhidão por todo corpo, após alguns dias começam as coceiras;
- Dor de cabeça;
- Dor nas juntas;
- Febre;
- Conjuntivite.
Chikungunya
- Dor no corpo;
- Febre;
- Dor intensa nas juntas;
- Náuseas e vômitos;
- Pele e olhos avermelhados.
Como evitar a proliferação do mosquito?
- Mantenha em dia a limpeza de calhas;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Tampe tonéis e caixas d’água;
- Mantenha a limpeza de ralos e utilize telas;
- Não deixe água acumulada e parada em nenhuma ocasião;
- Preencha os pratos de plantas com areia.