Português (Brasil)

Prefeito de São Gonçalo do Amarante faz balanço dos 7 primeiros anos de gestão

Prefeito de São Gonçalo do Amarante faz balanço dos 7 primeiros anos de gestão

Compartilhe este conteúdo:

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho (PDT), fará um balanço dos 7 primeiros anos de gestão (2013-2019), nesta quinta-feira (6) às 18h, em evento na sede do município.

Na prestação de contas, ele apresentará os principais indicadores e realizações nas áreas da saúde, educação, economia, ações sociais, esportes, dentre outras, às lideranças políticas locais e aos moradores de cada um dos oito distritos gonçalenses. 

obras de Pavimentação, bem como reformas realizadas em equipamentos, tais como escolas, creches, unidades de saúde, “areninhas”, praças e vias públicas. Outras sete obras ou reformas estão em fase inicial ou em andamento.

Na educação, o município conta com 25% de suas unidades de ensino reconhecidas como Escolas Nota 10 pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará e tem índices gerais de aproveitamento de 61,25% em matemática e de 74,87% em escrita na Avaliação Nacional de Alfabetização. Os resultados estão acima das médias cearense, nordestina e brasileira. 

Parte desses bons indicadores é devido à melhoria nas condições de transporte de alunos e servidores da Pasta, com novos carros e ônibus adquiridos. 

A gestão também transporta 1250 estudantes do Ensino Superior que cursem faculdades em Fortaleza ou outras cidades vizinhas.

Na área de saúde, por exemplo, o número de exames laboratoriais sextuplicou entre 2012 e 2019. Já o número de atendimentos médicos de urgência e emergência teve crescimento de 120,2%. Nesse sentido, vale destacar ainda a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende 24 horas por dia. Além disso, o município adquiriu 16 novas ambulâncias para unidades básicas dos distritos e também para o principal hospital de São Gonçalo do Amarante. Como medida complementar à prevenção de doenças, a prefeitura concluiu o sistema de esgoto e saneamento básico no distrito de Croatá.

Na assistência social, foram implantados e incrementados projetos como o Cartão de Proteção Social, e Vale-Gás.

Esses programas atenderam a mais de 2 mil famílias e geraram impacto de R$ 2 milhões na economia do município, por ano, nesse período. E em termos logísticos, o Conselho Tutelar da cidade passou a contar com nova estrutura de transporte.

*"De Ponta a Ponta"*

Além de apresentar esses números, Cláudio Pinho destacará os principais avanços no projeto “São Gonçalo de Ponta a Ponta”, que tem orçamento previsto de R$ 23 milhões em obras de infraestrutura e urbanismo.

Segundo o prefeito, “o principal objetivo do programa é aproximar a população, dar melhor acessibilidade às pessoas que precisam se locomover dentro da nossa cidade”. Ele cita o exemplo de uma obra realizada, em parceria com o governo do Estado, que reduziu em 10 km o deslocamento entre a sede do município e o distrito do Siupé.

“Nós assumimos, então, o compromisso de encurtar distâncias dentro do município. Naturalmente, você não pode pegar o mapa da cidade e dobrar para botar o Pecém do lado do Salgado dos Moreiras, mas você pode dar acessibilidade às populações dessas duas regiões”, defende o gestor.

 

Compartilhe este conteúdo: