Complexo do Pecém tem mais quatro super guindastes importados da China; Equipamentos foram adquiridos pela APM
Os novos equipamentos custaram R$ 150 milhões e foram adquiridos pela APM Terminals, uma das operadoras do porto. A governadora Izolda Cela viu hoje os guindastes em operação.
A chegada de quatro novos equipamentos impactará na ampliação das operações de embarque e desembarque de contêineres no Complexo Portuário e Industrial do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. Nesta terça-feira (09), a governadora Izolda Cela esteve no CIPP para conhecer os três 1e-RTGs, guindastes para operação de contêineres em pátio, e o superguindaste STS para operação de contêineres em navios.
Com investimento de aproximadamente R$ 150 milhões pela APM Terminals, uma das prestadoras de serviço operacional (PSO) do Porto do Pecém, os quatro equipamentos chegaram ao Ceará no navio Zhen Hua 16, no último sábado (6). A embarcação partiu do Porto de Xangai, na China, e navegou por 56 dias até atracar no Porto do Pecém.
Os três e-RTGs já foram descarregados e são os primeiros desse tipo a operar no Ceará. Com eles, o manuseio de contêineres em pátio, que era feito exclusivamente por empilhadeiras do tipo reach-stacker, será parcialmente substituído pelos novos guindastes.
Durante a visita, a governadora disse que a aquisição fortalece o posicionamento do Ceará no cenário mundial das exportações. “O Complexo do Pecém vem permanentemente investindo, expandindo e melhorando suas estruturas. A chegada de novos quatro equipamentos vai favorecer muitos ganhos de produtividade na movimentação de contêineres. Isso é importante para o tempo, segurança e estabilidade [das operações]”, afirmou Izolda Cela, que esteve acompanhada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; pelo presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa; e demais executivos e colaboradores.
Ampliação da operação
A operação dos e-RTGs vai aperfeiçoar o acesso aos contêineres posicionados no pátio de armazenagem do TMUT do Porto do Pecém, pois permitirá a movimentação e o empilhamento de contêineres para embarque e desembarque. Além disso, os modelos adquiridos para o Pecém são eletrificados e não utilizam diesel como combustível.
O novo superguindaste do tipo STS (Ship to Shore), também conhecido como portêiner, será descarregado ainda nesta semana. O equipamento é utilizado para o embarque e desembarque rápido de contêineres nos navios.
O STS pesa 1630 toneladas e mede 89 metros de altura, o equivalente a um prédio de 29 andares. Isso favorece maior ganho na sua velocidade e segurança, por conta dos seus tipos de movimentos que geram mais estabilidade na operação. Com a nova aquisição, o Pecém dispõe de três STS na operação de contêineres.
De acordo com Danilo Serpa, os equipamentos são necessários diante do crescimento da carga conteinerizada no Porto do Pecém. “Estamos colocando o Porto do Pecém como portão de entrada e saída para o Norte e Nordeste brasileiro. Essas aquisições são justamente para dar mais eficiência e atender melhor os nossos clientes”, disse o presidente do Complexo do Pecém.
Movimentação em 2021
Em 2021, o terminal portuário cearense somou 410.557 TEUs (unidade referente a um contêiner de 20 pés) movimentados, avanço de 8,7% em relação à movimentação em 2020 (377.726 TEUs). Atualmente, o embarque e desembarque de contêineres é responsável por aproximadamente um quarto de toda a movimentação de cargas do Porto do Pecém. No ano passado, 5.389.230 toneladas de cargas conteinerizadas foram movimentadas no porto cearense.
Maia Júnior, titular da Sedet, também ressaltou o ganho de competitividade. “O Porto do Pecém completou 20 anos, ganhando eficiência todos os anos, com grandes investimentos contínuos. Estamos preparando o Porto não só para as movimentações atuais, mas também para as movimentações futuras, com a chegada do hidrogênio verde, de energia offshore e uma nova refinaria”, reforçou.