Prevenção e superação; a rede de apoio de quem vence a Covid-19
COVID-19 está provocando a interrupção de sonhos, de planos, de vidas. Por outro lado, trouxe a oportunidade de mostrar a força humana para superar obstáculos. Assim foi com o Antonio da Silva (nome fictício para preservar a identidade). Ele sonhou com dias de descanso, conseguiu antecipar as férias e estava ansioso para chamegar por mais tempo com as filhas. Mas, no primeiro dia de férias, a paz deu lugar à crescentes sintomas que, agora, conhecemos bem: dores no corpo, distúrbio intestinal e uma falta de ar na madrugada que o fazia sair para a rua em busca de fôlego.
Com 55 anos, histórico familiar de hepatite e de rinite alérgica, a Covid-19 se manifestou fortemente e consumiu 20 dias de seus planos pessoais. Poderia ter se agravado, mas buscou a ajuda certa e a sua saúde foi restabelecida. Antonio da Silva sabia o que estava acontecendo e o que fazer, pois estava bem informado sobre o assunto em seu local de trabalho, onde era alertado diariamente sobre a prevenção. Sua rotina já incluía cuidados contínuos: uso da máscara, higienização das mãos e de roupas ao chegar em casa e distanciamento social. Mas, contatos com pessoas fora do ambiente do trabalho, que não adotavam essas medidas pode ter gerado o contágio.
Saber o que fazer
A fase de adoecimento do Antonio marcou um novo capítulo de sua história na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), onde ingressou em 2016. Seguindo as orientações fornecidas aos empregados, ele comunicou a chefia sobre a situação. A equipe de Saúde e Qualidade de Vida da CSP, diariamente, monitorou o seu quadro clínico e disponibilizou três médicos para consultas presenciais e remotas, prescrição de exames e tratamento. A empresa também forneceu ao Antonio a realização de três testes para a confirmação do diagnóstico de Covid-19: nos primeiros sintomas, durante o tratamento e antes do seu retorno ao trabalho.
“Eu agradeço muito à CSP, ao meu gestor e aos meus colegas, que ficaram muito preocupados, me enviavam mensagens de apoio e me deram todo o suporte. Sempre falamos que, na CSP, temos uma família. E é verdade. São meus amigos e meus irmãos”, compartilhou. Antonio é da área de Operação de Placas da CSP e a experiência o fortaleceu. Ele conta que está ainda mais atento aos comunicados da empresa – “leio de ponta a ponta” – e que, após vencer a Covid-19, já retomou o convívio com a sua equipe nas atividades da empresa, ainda mantendo todos os cuidados de prevenção.
A eficácia da testagem contra a pandemia
A testagem em massa é uma das ações orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a pandemia de Covid-19. Isso tem contribuição comprovada, em função dos resultados nos países que realizaram essa estratégia, como Nova Zelândia, Portugal e Alemanha. E, por esses motivos, estamos também aplicando esta ação na CSP, desde o dia 1º de maio. Já foram mais de 2.000 testes (dado até 23/6) em seus empregados.
O médico Ricardo Galli, gerente de Saúde e Qualidade de Vida da CSP, é um dos profissionais que cuidou do Antonio. “A testagem permitiu diagnósticos mais precisos, tratamentos precoces para evitar complicações, assim como reduziu o número de empregados afastados”, explica e complementa: “Com isso, estaremos identificando casos assintomáticos com o vírus ativo, ou seja, ainda passível de transmitir a doença para outras pessoas, assim como casos de quem já apresenta imunidade e não transmite mais o vírus. Os resultados dos testes serão a base que vai orientar nossos próximos passos”, revela o médico.
Na CSP, o home office para a área administrativa e o contingente mínimo presencial continuam. São mais de 30 ações internas e externas para o enfretamento ao novo coronavírus. Acompanhe todas as informações sobre as medidas preventivas e protetivas da CSP: acesse www.cspecem.com. Além disso, faça a sua parte, priorize a prevenção!