São Gonçalo do Amarante não dará cloroquina a pacientes com sintomas leves de coronavírus
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou toda a equipe da Atenção Básica sobre o tratamento farmacológico ambulatorial de pacientes maiores de 18 anos, com quadro suspeitos ou confirmados de Covid-19.
As recomendações foram dadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), de acordo com a Nota técnica da Assistência Farmacêutica sobre o tratamento ambulatorial, com prescrição dos medicamentos Prednisona associado ao antibiótico Azitromicina, nos atendimentos da Atenção Básica.
A cloroquina, amplamente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, não está sendo receitada aos pacientes com sintomas leves da rede municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante. A utilização da cloroquina para o tratamento do coronavírus ainda não tem evidências científicas que apontem eficácia e na contramão de estudos recentes
As orientações são para pacientes confirmados, bem como os que estão com suspeita de coronavírus, para iniciar o tratamento já nos primeiros dias de sintomas, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF).
De acordo com a Secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Mabel Girão, a orientação aos profissionais do PSF é que os kits com a medicação só poderão ser entregues após suspeita ou comprovação, sob prescrição médica e com a devida autorização do paciente ou familiar, para o tratamento do paciente.
Segundo a secretária, todas as recomendações são voltadas para a necessidade do paciente: desde o critério de avaliação médica, monitoramento, esquema terapêutico e exames laboratoriais. “É importante salientar que essas orientações foram elaboradas em observação ao atual cenário epidemiológico, ponderando potenciais de risco e benefícios dessas recomendações, podendo ser alteradas na medida em que surjam novas evidências”, explicou.
Mabel destaca ainda que a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante está em constante articulação de ações e serviços voltados a contenção da situação atual para o enfrentamento ao coronavírus.