Português (Brasil)

Previsão de geada: RS deve registrar temperaturas abaixo de 5ºC; 'Frio intenso', diz Climatempo

Previsão de geada: RS deve registrar temperaturas abaixo de 5ºC; 'Frio intenso', diz Climatempo

Previsão é de que algumas regiões registrem frio abaixo dos 5ºC. Em Porto Alegre, temperatura pode atingir 10ºC pela primeira vez no ano.

Compartilhe este conteúdo:

Além da chuva que está de volta ao Rio Grande do Sul, o estado deve ter queda nas temperaturas e frio intenso a partir de segunda-feira (13). Regiões como a Fronteira Oeste do estado podem registrar frio abaixo dos 5ºC. Também há risco de geada. 

As duas situações redobram a situação de alerta em a Defesa Civil mantém o RS por conta dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias

As temperaturas começaram a baixar já na sexta-feira (10). Segundo a Climatempo, as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostraram que a sexta foi o dia mais frio de 2024 em Porto Alegre, até agora, com 12,6º e com a menor máxima deste ano, 18,3°C. 

O fim de semana ainda deve ser de temperaturas mais amenas em função do tempo chuvoso e pela entrada de ar frio de origem polar, por causa da passagem de uma frente fria. Mas outra frente fria, que se forma na segunda-feira vai trazer frio mais intenso ao estado. 

A expectativa é de que sejam registrados novos recordes de menores temperaturas entre a terça (14) e a quarta (15).

Geada

 

Na terça, a fronteira com o Rio Grande do Sul deve experimentar o frio abaixo dos 5°C e condições para geada. Na quarta-feira, a situação se repete na fronteira com o Uruguai, com temperaturas novamente abaixo dos 5°C ao amanhecer. 

 

Além do frio, a chuva

 

Mapa mostra projeção de chuva no RS — Foto: Reprodução/Governo do RS

Mapa mostra projeção de chuva no RS — Foto: Reprodução/Governo do RS 

A volta da chuva ao estado intensificou o alerta das autoridades. A previsão é que o volume de chuva no fim de semana supere os 150 milímetros em boa parte do estado. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem ser mais intensas no Centro-Leste e Nordeste do estado. 

A Região Metropolitana de Porto Alegre também deve sofrer com os temporais. Domingo (12) é o dia com maior volume previsto, com acumulados que podem superar os 80 milímetros. Com os temporais esperados para a região de bacias do Guaíba, há possibilidade de o nível voltar a superar os 5 metros.

Fibte: G1 notícias.

Imagem da Galeria Foto: Nelson Almeida/ AFP
Compartilhe este conteúdo: