Presidente da Forescue fecha com Lula investimento de US$ 5 bilhões para o Pecém
Na última quinta-feira (9), o investidor australiano Andrew Forrest, presidente da Fortescue, encontrou-se com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
Forrest, está fazendo um investimento de 5 bilhões de dólares no projeto de hidrogênio verde no Porto de Pecém. Ele expressou o desejo de ser pioneiro na indústria verde brasileira. A reunião também contou com a presença do ministro Rui Costa (Casa Civil) e do governador do Ceará, Elmano Freitas.
O projeto visa produzir 837 toneladas diárias de hidrogênio verde, utilizando 2.100 MW de energia renovável e potencialmente gerando cinco mil empregos durante a fase de construção. Embora o hidrogênio verde seja considerado uma promissora alternativa para uma economia de baixo carbono, enfrenta desafios, como os custos da eletrólise e a necessidade de infraestrutura para armazenamento e distribuição.
O crescente interesse em energias sustentáveis impulsiona o desenvolvimento e a pesquisa, visando integrar o hidrogênio verde de forma significativa na matriz energética global.