Pequenas manchas de óleos são encontradas em praia de São Gonçalo; Prefeitura alerta para possíveis notícias falsas
Na última segunda-feira (11) , foi convocada uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo de São Gonçalo do Amarante, onde foi discutida a presença de resíduos de óleo que foram encontrados nas praias do município .
Após exposição dos Secretários Vicente Rocha (SEMURB) e Cairo Luan (Regional do Pecém) instituída pelo Prefeito Cláudio Pinho, o COMTUR chegou à seguinte conclusão:
1. Quantidade de óleo constatada na Taíba foi muito pequena em relação às demais praias do Ceará;
2. A Prefeitura está mobilizada e preparada para lidar c o atual senário, contando ainda com todo apoio de órgãos do Estado, como Corpo de Bombeiros e SEMA;
3. Recomenda-se NÃO ter contato com o óleo, ainda que com luvas comuns, pois não se sabe qual o nível de reação alérgica ele pode provocar em cada indivíduo;
4. As praias de São Gonçalo do Amarante (Pecém e Taíba) recebem vistorias 03 vezes ao dia, pelos agentes da Prefeitura;
5. Movimentos de voluntariados devem necessariamente ser monitorados pelo Corpo de Bombeiros;
6. Em caso de alguma praia se apresentar imprópria para o banho, a SEMURB e Regional do Pecém irão sinalizar com placas;
7. Não ter contato com animal sujo de óleo. Não alimentá-lo e mantê-lo na sombra. Chamar IBAMA ou SEMURB.
Além dos membros do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, a reunião contou com a presença do assessor especial Neto do Pecém, do representante da APTA Eretides, da professora de Educação Ambiental Dulcia e a representante da ACESGA , Ana Abreu.
Na mesma semana , a prefeitura através de nota alertou “a população para possíveis notícias falsas (Fake News) que possam surgir com o objetivo de causar pânico, noticiando de forma errônea e confundindo a população sobre a verdade dos fatos.”
Qualquer dúvida, informação ou esclarecimento entre em contato com a Defesa Civil Municipal através do número: 991648817.