Português (Brasil)

PECÉM: AECIPP comemora 5 anos de atuação com importantes avanços para o Complexo e para as comunidades locais

PECÉM: AECIPP comemora 5 anos de atuação com importantes avanços para o Complexo e para as comunidades locais

Compartilhe este conteúdo:

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) celebrou, nesta quarta-feira, 30 de setembro, cinco anos de fundação. Ao longo desse período de atuação, muitas iniciativas foram articuladas visando ao desenvolvimento do Complexo e das empresas associadas. Além disso, a AECIPP tem sido um agente de transformação para as comunidades locais, em especial dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. “Todo o trabalho que realizamos na Associação tem como objetivo tornar o Complexo uma referência positiva, nacional e internacionalmente, além de promover a valorização do Ceará e o desenvolvimento do setor industrial no Estado. Temos ainda o compromisso de fomentar a geração de emprego e renda para a comunidade do entorno, investindo na capacitação da mão de obra local e aproximando a população local das oportunidades de trabalho nas empresas da região”, reforça o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente. 

 

Nesse sentido, foi firmada, logo no início, uma importante parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Avançado do Pecém, onde está instalada a sede da Associação. Por meio dessa parceria, a AECIPP contribui com uma consultoria para a criação e adequação dos cursos ofertados no campus de acordo com as demandas atuais e futuras das empresas associadas. “Nosso modelo de governança é pautado em três pilares: pessoas, processos e produtos, os 3Ps, por isso direcionamos nossas iniciativas para a formação, capacitação e qualificação da mão de obra local. Acreditamos na importância de trazer para a mesma mesa poder público, instituições privadas, academia e sociedade civil para, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, acrescenta Parente. 

 

Ainda nessa perspectiva, em maio de 2019, a AECIPP lançou o Projeto Aproximar com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais da região do Pecém às oportunidades de trabalho junto às empresas do Complexo. A iniciativa é uma parceria da Associação com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do IFCE Campus Pecém, do SINE/IDT Pecém e dos membros de sindicatos e empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto. Por meio do Aproximar foram realizadas várias oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, como enfrentar uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo. Além disso, foi disponibilizada de uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação. 

 

Essas iniciativas e parcerias têm contribuído significativamente para o aumento do número de vagas e de colocações de profissionais nas empresas da região. Segundo levantamento realizado pelo SINE/IDT Pecém, só entre janeiro e agosto de 2020, foram ofertadas 2.052 vagas através do Sistema. Em relação a 2018, o número é 174% maior (747 vagas) e, comparado a 2019, o aumento foi de 50% (1.366 vagas). Quanto às contratações, os indicadores também são positivos, tendo sido absorvidos 1.294 profissionais nos primeiros oito meses deste ano, quantidade 68% superior à de 2018 (769 contratados) e 57% maior que a registrada no mesmo período de 2019 (819 contratados). Além disso, nos oito meses de 2020, o SINE/IDT Pecém encaminhou 9.394 currículos para as empresas da região e realizou 14.174 atendimentos. 

 

“Esse resultado nos deixa imensamente satisfeitos, pois mostra que nossa estratégia vem se confirmando acertada ao longo desses cinco anos. Conseguimos ajudar a desenvolver a região e o entorno, fomentando a economia e o crescimento das empresas através de parcerias como essas que se refletem no aumento da empregabilidade, consequência de várias iniciativas promovidas e apoiadas pela AECIPP”, celebra o 1º vice-presidente da AECIPP e Diretor Administrativo Financeiro da Cimento Apodi, Eduardo Amaral. 

 

Compartilhe este conteúdo: