Lula decide: Senador eleito e ex-governador do Ceará, Camilo Santana será ministro da Educação
Martelo foi batido em reunião em Brasília com a participação da atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, acertou na noite desta segunda-feira (19) que o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) será seu ministro da Educação. O martelo foi batido numa reunião em Brasília com a participação da atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica. Também participaram da reunião o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas.
Inicialmente, especulava-se que a pasta da Educação ficaria, na verdade, a cargo da atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido).
A professora que deixou o PDT neste ano para apoiar Lula é considerada uma das responsáveis pela evolução da educação pública em seu Estado.
Aliados de Lula no Ceará cobravam sua nomeação, pois argumentam que Izolda "perdeu muito" ao apoiar o petista, como uma amizade de anos com Ciro Gomes, presidenciável derrotado do PDT.
Quem é Camilo Santana?
Camilo Santana é natural da cidade do Crato, no Cariri, e tem 54 anos de idade. O petista, que é professor e engenheiro agrônomo, governou o Ceará de 2015 a abril de 2022.
Antes de governar o Ceará, Camilo Santana foi deputado estadual(2007-2011) e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário(2007-2011) e de Cidades (em 2011) durante os governos de Cid Gomes (PDT), hoje senador.
O petista já foi próximo do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), mas ficou ao lado de Lula após uma briga interna entre PT e PDT no Ceará nas eleições 2022.