Português (Brasil)

Inspeção da Marinha acha contaminação por óleo na Praia da Taiba

Inspeção da Marinha acha contaminação por óleo na Praia da Taiba

Compartilhe este conteúdo:

Tropas da Marinha do Brasil começaram a operação “Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida!”, em combate às manchas de óleo no litoral do Nordeste, na manhã desta sexta-feira (22). Os fuzileiros navais encontraram na Praia da Taíba, no município cearense de São Gonçalo do Amarante, marcas de óleo de "natureza fraca". Junto a equipes do Ibama, os oficiais iniciaram o processo de descontaminação ainda nesta manhã.

Desde o fim de agosto, as manchas de óleo já atingiram mais de 700 localidades de 10 estados brasileiros.

As equipes fazem o patrulhamento na maior embarcação da Marinha brasileira, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico, que atracou no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na quinta-feira (21), com 60 fuzileiros para dar apoio na ação. Equipes de fuzileiros navais e mergulhadores realizam, nesta sexta-feira, trabalho de inspeção no mangue do Rio Pacoti, em Aquiraz, e na Praia da Taíba. A operação continua neste sábado (23), mas ainda não se sabe se nos mesmos locais que foram realizados no primeiro dia. Conforme capitão de Corveta Stanley Couto Rocha, comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Fortaleza, a região de patrulha vai depender das demandas e necessidades apontadas pelas autoridades do Ceará.

“É importante ressaltar que todo o trabalho da Marinha está sendo em parceria com as autoridades locais, atendendo as demandas que são apresentadas”, esclarece o Capitão Stanley Couto Rocha.

 

Maior embarcação brasileira está aberta para visitação em Fortaleza até sábado (23) — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Maior embarcação brasileira está aberta para visitação em Fortaleza até sábado (23) — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

A primeira demanda é a inspeção dos locais simultaneamente, as tropas foram divididas em grupos para atender as demandas. Fuzileiros percorreram três quilômetros do Rio Pacoti sem encontrar resíduos do óleo.

Compartilhe este conteúdo: