Estudo aponta que o cérebro continua 'esperto"até os 60 anos
A capacidade cerebral se mantém até a meia-idade, contrariando a ideia comum de que a velocidade de processamento mental diminui após os 20-30 anos. Essa conclusão é de uma pesquisa na revista Nature Human Behaviour.
O estudo, com 1,2 milhão de participantes de 10 a 80 anos, revelou que a rapidez do pensamento permanece constante dos 30 aos 60 anos, mas a prudência na tomada de decisões aumenta com a idade.
Pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, usaram uma atividade online para medir o tempo de decisão. Os participantes viram imagens e as categorizaram como positivas ou negativas usando botões.
Eles afirmam que a tarefa envolve vários processos, incluindo rapidez mental (a velocidade em que processamos informações para decidir), prudência (o tempo que levamos para considerar as informações antes de decidir) e o tempo para apertar o botão.
Com modelos matemáticos, os pesquisadores estimaram a velocidade com que os participantes concluíram cada etapa. Descobriram que, embora o tempo médio para a tarefa tenha aumentado após os 20 anos, a velocidade mental de processamento só diminui após os 60 anos.
O estudo mostrou que pessoas com menos de 18 anos eram menos prudentes e mais dispostas a sacrificar precisão pela velocidade; A prudência aumentou entre 18 e 65 anos; As pessoas demoravam mais para apertar o botão conforme envelheciam.
Os cientistas reconhecem que muitos processos influenciam as decisões e que outros fatores, como opiniões preestabelecidas, podem afetar a velocidade de decisão.
"Em grande parte da vida humana e em carreiras típicas, nossos resultados desafiam a ideia comum de que a velocidade mental diminui com a idade".