Empresa chinesa Higer Bus irá construir fábrica de ônibus elétricos no Pecém
Executivos da TEVX Motors, empresa brasileira representante da chinesa Higer Bus, reuniram-se em Brasília (DF) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para discutir a implantação de duas fábricas de ônibus elétricos no Brasil.
Uma dessas fábricas será construída no Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A iniciativa tem como objetivo transformar o Brasil em uma base de exportação de veículos elétricos para países da América do Sul e Central.
O investimento de US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 260 milhões) na fábrica do Pecém, resultado de um memorando de intenções assinado em julho de 2022 entre o Governo do Ceará e a Higer Bus, representa um marco importante para a América Latina, sendo a primeira unidade do grupo na região.
A previsão é que a montadora comece a operar no Pecém em 2025, com uma capacidade inicial de fabricação de 300 a 400 ônibus elétricos por ano, utilizando tecnologia plug-in (baterias carregadas diretamente na tomada), o que trará benefícios tanto para a indústria local quanto para o meio ambiente.