Português (Brasil)

Casa dos Ventos foca em hidrogênio verde no Pecém e utilizará água de reuso para projeto

Casa dos Ventos foca em hidrogênio verde no Pecém e utilizará água de reuso para projeto

Compartilhe este conteúdo:

A Casa dos Ventos, protagonista da transição energética e líder brasileira em geração renovável, avança com o projeto de produção de hidrogênio e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. A Companhia firmou um memorando de entendimento (MoU) com a Utilitas, empresa que atua no tratamento de água e de efluentes, com o objetivo de obter fornecimento de água de reuso para o empreendimento, um dos mais avançados do gênero com área assegurada, licenciamento ambiental prévio obtido e estudos de engenharia e viabilidade financeira em evolução. 

 O empreendimento será dividido por fases e terá sua capacidade final de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo 1030 toneladas de hidrogênio por dia, o que possibilitará a produção de 2 milhões de toneladas de amônia por ano. O documento assinado com a 
Utilitas prevê contratação de uma vazão de até 1500 m3/hora de água bruta de reuso, suficiente para alimentar a primeira fase de produção. 

“Este documento consiste em um importante passo para a adoção de medidas ambientais sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva do hidrogênio e da amônia verde no Pecém”, afirma o diretor de Engenharia da companhia, Francisco Habib. O fornecimento de água bruta de reuso reforça os aspectos de sustentabilidade e de responsabilidade social que envolvem o empreendimento, uma vez que a água para atender á planta da Casa dos Ventos virá de reaproveitamento e do tratamento correto do esgoto, destaca executivo.

A Utilitas fornecerá á Casa dos Ventos água de reuso produzida a partir dos enfluentes sanitários da Região Metropolitana Fortaleza (RMF), gerados por uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. Os efluentes sanitários pré-tratados receberão tratamento adicional na Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR) Hidrus, de forma atingir qualidade de água de reuso.

”A Casa dos Ventos está comprometida com a transição energética e, portanto, um dos objetivos que busca a atingir no projeto H2V Pecém é a adoção de soluções sustentáveis e ambientalmente aceitas do início ao fim do projeto, sendo a utilização de água de reuso parte fundamental deste objetivo”, afirma Habib.

 

 

Fonte: Nossomeio

Imagem da Galeria Foto: Nossomeio
Compartilhe este conteúdo: