Bebê abandonada é encontrada por um cachorro de rua dentro de saco de lixo no Líbano
Um cachorro de rua encontrou uma bebê dentro de um saco de lixo preto na cidade de Trípoli, no norte do Líbano, na quarta-feira (19). Os moradores perceberam o animal arrastando o saco perto de um prédio municipal e ouviram o choro do bebê. A bebê, com cerca de quatro meses, apresentava hematomas no rosto e no corpo. Ela foi levada inicialmente para o Hospital Islâmico e posteriormente transferida para o Hospital do Governo de Trípoli.
A descoberta causou comoção em todo o país, gerando um debate sobre o abandono infantil. Nas redes sociais, várias pessoas manifestaram interesse em adotar a criança. Além disso, houve comentários contrastantes, como um usuário do Twitter que afirmou: "Alguns dizem que o cachorro é um animal impuro, mas isso não é verdade", enquanto outro postou: "Os animais mostraram mais compaixão do que os humanos".
Recentemente o Líbano tem enfrentado uma série de situações de abuso infantil, incluindo o caso da bebê encontrada em um saco de lixo. Na semana anterior, um vídeo de supostos maus-tratos a bebês levou ao fechamento de um berçário e à prisão de uma funcionária.
Especialistas destacam a falta de um sistema centralizado de monitoramento das estatísticas de abuso infantil no país, o que se agrava com a crise econômica, especialmente em Trípoli, a segunda maior cidade do Líbano e com a maior taxa de pobreza. Nesse contexto, cerca de 80% da população enfrenta condições de pobreza.