CASO BAHIA: Duas pessoas morrem após consumo de mortadela de frango
Outros casos estão sendo investigados.
Duas pessoas morreram devido a um surto de botulismo registrado em três cidades da Bahia na última semana. Além dos dois óbitos, três casos foram registrados nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal. As informações são do g1.
Das cinco pessoas que contraíram a doença rara, quatro ingeriram uma mortadela de frango no dia anterior aos primeiros sintomas. Segundo o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o primeiro caso foi registrado no dia 17 de setembro em Campo Formoso.
Um sexto caso segue em investigação pela Sesab, de um morador do município de Cícero Dantas. "Entre as seis notificações, três são relativas a pacientes que seguem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um paciente já recebeu alta médica", disse a secretaria ao portal.
Entre 2014 e 2023, em um intervalo de nove anos, a Bahia registrou 16 casos de botulismo. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, no ano passado foram dois registros, nas macrorregiões Sudoeste e Centro-Leste.