Empresa assina acordo com IFCE para produzir carros voadores no Ceará
A empresa Vertical Connect está em negociações com o Governo do Estado para a instalação de um parque fabril no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), localizado na Zona de Processamento de Exportação do Ceará
A empresa Vertical Connect, sediada no Ceará, firmou um memorando de entendimento com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) com o objetivo de fabricar aeronaves elétricas no estado. O acordo abrange a capacitação, formação e pesquisa em projetos aeronáuticos, abrindo oportunidades de emprego tanto na aviação comercial tradicional como na avançada, especialmente em aeronaves do tipo eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical).
O reitor do IFCE, professor José Wally Mendonça, destacou a relevância estratégica desse cenário para o instituto e o Brasil, graças à expertise de seus professores e estudantes em áreas como mecânica, eletrônica, inteligência de dados e telecomunicações, que naturalmente convergem para a área aeroespacial.
O IFCE ficará encarregado do desenvolvimento de softwares voltados para a mobilidade urbana e aeronaves eVTOL, bem como de pesquisas relacionadas aos modelos em colaboração com a Vertical Connect.
Camila Bonfim, CRM da Vertical Connect, enfatizou o impacto positivo desse memorando na promoção da mobilidade urbana do futuro e na geração de empregos em um setor que engloba diversas áreas. Os eVTOLs são vistos como revolucionários no mercado, promovendo deslocamentos eficientes e melhorando a prestação de serviços públicos, além de beneficiar setores como o agronegócio.
A Vertical Connect é pioneira na construção da primeira fábrica brasileira de eVTOL (Vertical Take-Off and Landing) no Ceará, com o objetivo de produzir em larga escala as chamadas "carros voadores". Atualmente, a empresa está em negociações com o Governo do Estado para a instalação de um parque fabril no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), localizado na Zona de Processamento de Exportação do Ceará.