Homem desaparecido passa 50 dias em mata e sobrevive á base de mel e maracujá
Um homem de 39 anos, José Cristóvão Rodrigues da Costa, foi encontrado na última segunda-feira (24) em uma zona rural de Independência, no Ceará, após passar 50 dias desaparecido.
José desapareceu na tarde de 5 de junho, durante uma viagem de ônibus de Leme, em São Paulo para o município cearense de Pedra Branca, onde sua família reside.
Durante o percurso, ele apresentou indicativos de que não estava bem mentalmente, falando sobre um grupo de pessoas que o perseguia e queria matá-lo. Quando o ônibus parou na localidade de Cruzeta, em Pedra Branca, José desceu, abandonou a bagagem e desapareceu, deixando sua família preocupada e em busca de respostas.
Ao longo dos 50 dias em que esteve perdido, ele permaneceu escondido no matagal da região, que possui várias propriedades rurais. Durante esse tempo, José conseguiu se alimentar de maracujá do mato, jerimum (abóbora) e de enxu de abelha, um tipo de mel encontrado nas colmeias de abelhas selvagens. Ele chegou a comer o mel com casca da colmeia e bebia muita água contaminada. Além disso, conseguiu encontrar dois peixes que também serviram como fonte de alimento.
Após semanas de alimentação precária e enfrentando as dificuldades do mato, José decidiu pedir ajuda a um agricultor, com quem passou a observar por cerca de uma semana antes de se sentir confiante o suficiente para abordá-lo e pedir comida. A família foi informada por meio do agricultor e o reencontrou na propriedade rural, mas José permanecia assustado.
Atualmente, José está internado para receber atendimento psiquiátrico, e a ideia é que resida com sua mãe após o tratamento.